segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Histologia e Fisiologia Vegetal

                    Atividade desenvolvida em sala de aula
                  apresentada  na Feira Multidisciplinar



1. TÍTULO DO PROJETO: Jogos Didáticos
DISCIPLINA ENVOLVIDA: Biologia

ALUNOS QUE ELABORARAM O PROJETO : Kátia, Patrícia, Adnir 

OBJETIVO GERAL
Confeccionar jogos didáticos   sobre o conteúdo de histologia e fisiologia vegetal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Envolver os alunos através da elaboração de jogos didáticos;
Estimular a  motivação e interesse  sobre o conteúdo;
Memorizar os conceitos já  trabalhados;
Desenvolver  a cooperação,  concentração, raciocínio e  equilíbrio emocional;
Socializar os jogos  com a turma.

JUSTIFICATIVA
 Os jogos  didáticos  são metodologias didáticas que  facilitam o processo de ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo são prazerosos, interessantes e desafiantes. Os jogos podem ser uma ótima estratégia na construção de conhecimento.
Assim, nas aulas de Biologia  foi proposta a confecção dos jogos didáticos  visando desenvolver a  curiosidade, o interesse pelo estudo, cooperação, raciocínio.  A elaboração dos jogos e  posterior socialização  requerem participação ativa dos alunos na construção de seu próprio conhecimento.
A atividade exige dos alunos um conhecimento  prévio sobre o conteúdo, mas para o jogo acontecer o professor deve deixar de lado as aulas tradicionais e tentar recorrer a novas formas de explicar o conteúdo. O jogo estimula uma pequena disputa entre os jogadores  para saber qual grupo ou pessoa termina  primeiro a atividade .
Os alunos que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem podem ter um resultado melhor  quanto ao interesse, envolvimento e memorização.
MATERIAIS E MÉTODOS
A atividade foi proposta  para as Turmas dos 2º Anos do Ensino Médio do Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas durante as  aulas de Biologia.  . A realização deu-se  após a explicação dos conteúdos de Histologia e Fisiologia Vegetal, ou seja, no final  do segundo Bimestre de 2013.
Os alunos foram orientados a  formarem grupos, elaborar e  confeccionar  os jogos didáticos que posteriormente,  seriam socializados com  a turma.
RESULTADOS
            A Socialização das atividades ocorreu no início do Terceiro Bimestre nas três turmas. Durante o  período   observou-se o interesse  no desenvolvimento da atividade, sendo que  se sobressaíram à confecção de caça-palavras,  cruzadinhas, jogos da memória e  corrida conceitual.
            Ficou evidente   que alguns grupos demonstraram maior dedicação na elaboração e apresentação do material, bem como, pesquisa,  embasamento  e domínio teórico dos assuntos abordados. A cooperação, respeito  e  participação durante a socialização também   foram aspectos positivos observados. 
Assim, a  utilização de jogos didáticos tem se mostrado uma eficiente estratégia no processo de aprendizagem, devido a sua maneira de apresentar o conteúdo já que permite o raciocínio e a memorização do conteúdo. Hoje, o modo acelerado de se viver influência na forma de aprendizagem dos alunos, pois possuem a agenda cheia de atividades, vivem atarefados, exaustos, alguns não tem paciência  e concentração nas atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Jogos Educativos. Disponível em: <<http://jogos-educativos.info/mos/view/A_import%C3%A2ncia_dos_jogos_educativos/ >>. Acessado em: 30.08.2013.



Jogos Educativos para Sala de aula. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/jogos-educativos-para-sala-de-aula.php>>. Acessado em: 30.08.2013. 
















2. TÍTULO DO PROJETO: Fisiologia e Histologia Vegetal na Propriedade Rural


ALUNOS: Eduardo,  Franciele  e Welinton 

OBJETIVO GERAL
Aplicar o conhecimento teórico  da fisiologia e histologia vegetal da aprendido na disciplina de  Biologia nas práticas agropecuárias desenvolvidas na propriedade rural. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esquematizar na forma de desenho  a estrutura física de uma propriedade rural;
Relacionar o conteúdo de Histologia e Fisiologia vegetal com as práticas desenvolvidas na propriedade;
Elencar a práticas  desenvolvidas na propriedade em que se faz uso da histologia e fisiologia vegetal;

Demonstrar   através de demonstrações práticas  o que foi aprendido. 

                                                  Foto 1 - Grupo durante a apresentação 
                                    Foto 2 - Desenho da Propriedade rural 
                           Foto 3 - Grupo explicando  histologia e fisiologia com exemplos 
Foto 4 - Grupo explicando  questão da poda com fase no estudo da histologia ( meristemas) e fisiologia  (hormônios vegetais) 



3. TÍTULO DO PROJETO: Flores arco-íris

ALUNOS: Danrlei, Douglas, Elber  e João Carlos  

OBJETIVO GERAL
Demostrar como são produzidas as flores arco-íris.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar o processo de produção das flores arco-íris;
Relacionar o processo com o conteúdo estudado em Biologia sobre fisiologia vegetal – condução da seiva bruta realizado pelo sistema vascular dos vegetais;
Testar a prática de fornecer corantes a flores de formas variadas com diferentes tipos de flores;
Socializar os conhecimentos desta técnica de produção de flores ornamentais diversificadas com o objetivo de tornar a técnica mais disposta ao conhecimento geral.

CURIOSIDADE
Chamou a atenção do grupo o fato da possibilidade de utilizar  diversas cores no mesmo botão floral, tornando as pétalas individualmente coloridas.

MATERIAIS E MÉTODOS
Para os testes em sala foram utilizados botões de rosas brancas (na feira foram utilizadas flores variadas) aplicando-se corantes alimentícios de coloração variada (vermelha, azul, verde). Para isto foram utilizadas duas técnicas distintas; a injeção no pedúnculo floral e a disponibilização de solução na base do pedúnculo floral. Também se repartiu o  caule, colocando-o  em soluções de diferentes colorações.
No caso da injeção, utilizou-se apenas o corante sem misturas, enquanto no segundo caso foi utilizada uma solução de corante e água.

RESULTADOS
Nos testes com aplicação injetável de corante, os resultados foram quase que imediatos, podendo-se notar após poucas horas a circulação de corante nas pétalas. Foi registrado um melhor resultado com o corante vermelho (mais visível ).
Já os testes com disponibilização de solução colorida os resultados foram mais demorados, porém obtiveram-se também bons resultados, ou seja, tornaram-se visíveis os vasos de circulação devido à utilização de corantes.


                                Foto 1  e  -  Grupo




Flores arco-íris internet 










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