apresentada na Feira Multidisciplinar
1. TÍTULO DO PROJETO: Jogos Didáticos
DISCIPLINA ENVOLVIDA: Biologia
ALUNOS QUE ELABORARAM O PROJETO : Kátia, Patrícia, Adnir
OBJETIVO GERAL
Confeccionar jogos
didáticos sobre o conteúdo de
histologia e fisiologia vegetal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Envolver os alunos através
da elaboração de jogos didáticos;
Estimular a motivação e interesse sobre o conteúdo;
Memorizar os
conceitos já trabalhados;
Desenvolver a cooperação,
concentração, raciocínio e equilíbrio emocional;
Socializar os
jogos com a turma.
JUSTIFICATIVA
Os jogos didáticos
são metodologias didáticas que
facilitam o processo de ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo são prazerosos,
interessantes e desafiantes. Os jogos podem ser uma ótima estratégia na
construção de conhecimento.
Assim,
nas aulas de Biologia foi proposta a
confecção dos jogos didáticos visando
desenvolver a curiosidade, o interesse
pelo estudo, cooperação, raciocínio. A
elaboração dos jogos e posterior
socialização requerem participação ativa
dos alunos na construção de seu próprio conhecimento.
A
atividade exige dos alunos um conhecimento
prévio sobre o conteúdo, mas para o jogo acontecer o professor deve
deixar de lado as aulas tradicionais e tentar recorrer a novas formas de explicar
o conteúdo. O jogo estimula uma pequena disputa entre os jogadores para saber qual grupo ou pessoa termina primeiro a atividade .
Os
alunos que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem podem ter um
resultado melhor quanto ao interesse,
envolvimento e memorização.
MATERIAIS E MÉTODOS
A
atividade foi proposta para as Turmas
dos 2º Anos do Ensino Médio do Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas
durante as aulas de Biologia. . A realização deu-se após a explicação dos conteúdos de Histologia
e Fisiologia Vegetal, ou seja, no final
do segundo Bimestre de 2013.
Os
alunos foram orientados a formarem
grupos, elaborar e confeccionar os jogos didáticos que posteriormente, seriam socializados com a turma.
RESULTADOS
A
Socialização das atividades ocorreu no início do Terceiro Bimestre nas três
turmas. Durante o período observou-se o interesse no desenvolvimento da atividade, sendo
que se sobressaíram à confecção de
caça-palavras, cruzadinhas, jogos da
memória e corrida conceitual.
Ficou evidente que alguns grupos demonstraram maior
dedicação na elaboração e apresentação do material, bem como, pesquisa, embasamento
e domínio teórico dos assuntos abordados. A cooperação, respeito e
participação durante a socialização também foram aspectos positivos observados.
Assim, a
utilização de jogos didáticos tem se mostrado
uma eficiente estratégia no processo de aprendizagem, devido a sua maneira de
apresentar o conteúdo já que permite o raciocínio e a memorização do conteúdo. Hoje, o modo acelerado de se viver
influência na forma de aprendizagem dos alunos, pois possuem a agenda cheia de
atividades, vivem atarefados, exaustos, alguns não tem paciência e concentração nas atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Jogos
Educativos. Disponível em: <<http://jogos-educativos.info/mos/view/A_import%C3%A2ncia_dos_jogos_educativos/ >>. Acessado em:
30.08.2013.
Jogos Educativos
para Sala de aula.
Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/jogos-educativos-para-sala-de-aula.php>>. Acessado em:
30.08.2013.
2. TÍTULO
DO PROJETO:
Fisiologia e Histologia Vegetal na Propriedade Rural
Foto 1 - Grupo durante a apresentação
Foto 2 - Desenho da Propriedade rural
Foto 3 - Grupo explicando histologia e fisiologia com exemplos
ALUNOS: Eduardo, Franciele e Welinton
OBJETIVO GERAL
Aplicar
o conhecimento teórico da fisiologia e
histologia vegetal da aprendido na disciplina de Biologia nas práticas agropecuárias
desenvolvidas na propriedade rural.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Esquematizar na forma de desenho a estrutura física de uma propriedade rural;
Relacionar o conteúdo de Histologia e
Fisiologia vegetal com as práticas desenvolvidas na propriedade;
Elencar a práticas desenvolvidas na propriedade em que se faz uso
da histologia e fisiologia vegetal;
Demonstrar através de demonstrações práticas o que foi aprendido.
Foto 2 - Desenho da Propriedade rural
Foto 3 - Grupo explicando histologia e fisiologia com exemplos
Foto 4 - Grupo explicando questão da poda com fase no estudo da histologia ( meristemas) e fisiologia (hormônios vegetais)
3. TÍTULO DO PROJETO: Flores arco-íris
ALUNOS: Danrlei, Douglas,
Elber e João Carlos
OBJETIVO GERAL
Demostrar como são produzidas as flores arco-íris.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar o processo de produção das flores arco-íris;
Relacionar o processo com o conteúdo estudado em Biologia sobre
fisiologia vegetal – condução da seiva bruta realizado pelo sistema vascular
dos vegetais;
Testar a prática de fornecer corantes a flores de formas variadas com
diferentes tipos de flores;
Socializar os conhecimentos desta técnica de produção de flores
ornamentais diversificadas com o objetivo de tornar a técnica mais disposta ao
conhecimento geral.
CURIOSIDADE
Chamou a atenção do grupo o fato da possibilidade de utilizar diversas cores no mesmo botão floral, tornando as pétalas individualmente
coloridas.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para os testes em sala foram utilizados botões de rosas brancas (na
feira foram utilizadas flores variadas) aplicando-se corantes alimentícios de
coloração variada (vermelha, azul, verde). Para isto foram utilizadas duas
técnicas distintas; a injeção no pedúnculo floral e a disponibilização de
solução na base do pedúnculo floral. Também se repartiu o caule, colocando-o em soluções de diferentes colorações.
No caso da injeção, utilizou-se apenas o corante sem misturas, enquanto
no segundo caso foi utilizada uma solução de corante e água.
RESULTADOS
Nos testes com aplicação injetável de corante, os resultados foram quase
que imediatos, podendo-se notar após poucas horas a circulação de corante nas
pétalas. Foi registrado um melhor resultado com o corante vermelho (mais visível ).
Já os testes com disponibilização de solução colorida os resultados
foram mais demorados, porém obtiveram-se também bons resultados, ou seja,
tornaram-se visíveis os vasos de circulação devido à utilização de corantes.
Foto 1 e - Grupo
Foto 1 e - Grupo
Flores arco-íris internet
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