terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Genética - Filmes


 SUGESTÃO  DE  FILMES   PARA SEREM TRABALHADOS EM  GENÉTICA


Objetivos:
Identificar conceitos genéticos;
Refletir sobre os caminhos a que a engenharia genética e os impactos de tecnologia;
Desenvolver a capacidade de interpretação e síntese.  

1.       Filme:   Gattaca Experiência Genética  - EUA, 1997 - Ficção
O Filme decorre num futuro no qual os seres humanos são escolhidos geneticamente em laboratórios e aqueles que são concebidos biologicamente são consideradas filhos de fé.                                                   
 No enredo, são envolvidos dois irmãos: “Vincent Anton” concebido de forma natural e “Anton” manipulado geneticamente. Vincent, considerado Não-válido, tem predisposição a várias doenças, assim como uma previsão da data de sua morte para seus 30 anos, mesmo assim procura realizar seu sonho contra tudo e todos. Deseja viajar para as estrelas e com todo seu esforço e um pouco de corrupção do sistema, tenta superar os limites impostos ao seu destino, sendo obrigado a esconder de todos quem realmente é.
Na sociedade descrita, existem novas castas, preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimadas pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de escolher e manipular a interação entre os seus gametas, para gerarem filhos com a melhor combinação genética possível. Esse procedimento acaba criando uma distinção entre: Válidos e Não-válidos, ou seja, humanos perfeitos e menos perfeitos.

2.       Filme:    Splice - A nova Espécie -  Canadá e França, 2009   - Ficção


Clive Nicoli (Adrien Brody) e Elsa Kast (Sarah Polley) ficaram famosos no meio científico pelas suas experiências na combinação do DNA de vários animais, gerando criaturas bizarras. Eles são apaixonados, tanto pelo trabalho que fazem quanto um pelo outro. Agora eles querem dar um passo adiante e combinar o DNA de animais com o de seres humanos, só que seus financiadores vetam a ideia. Eles seguem adiante com a iniciativa, em segredo. O resultado desta experiência é Dren (Delphine Chanéac), um ser cujo ciclo de vida extremamente rápido faz com que atinja a fase adulta em questão de meses. Clive e Elsa tentam manter Dren em segredo, mas logo a ligação entre eles deixa de ser meramente científica para se tornar pessoal.

Nenhum comentário: