segunda-feira, 14 de setembro de 2009



NUTRIÇÃO É TEMA DE PALESTRA


O tema nutrição é rotineiramente abordado e vivenciado nas disciplinas de Biologia e Industrias Rurais. Assim, no último dia 18 de agosto, recebemos a importante contribuição da nutricionista Elizete Daltoé, que palestrou para alunos das primeiras e segundas séries no saguão do educandário.
Em sala de aula, foram elaborados pequenos textos sobre o tema, socializados através dos fragmentos abaixo:

A adolescência é a fase que compreende as pessoas com idade entre 10 a 19 anos. Uma fase da vida cercada de conflitos e mudanças. É a passagem da infância para a vida adulta”. Andressa 1ª 01

Na palestra foram discutidos assuntos importantes para a nossa qualidade de vida”. William 1 ª 02

“ O consumo tradicional de feijão e arroz também é de grande importância, porque essa mistura contém todos os aminoácidos essenciais ao bom funcionamento do corpo. Gustavo 1 ª 02

“Devemos comer alimentos saudáveis e que nos forneçam os nutrientes que precisamos, evitando produtos industrializados e com muitas calorias.” Alencar 1ª 01


“ O segredo para ter uma boa saúde mental e física está em nossa alimentação, pois você é aquilo que come.” Bruna 1ª 03

“ O hábito de comer maior quantidade de vegetais e frutas está associado ao menor risco de câncer em diferentes regiões do corpo, incluindo o pulmão, próstata, esôfago entre outros.”
Valdemar 1ª 03



Lembre-se:

Melhore seus hábitos alimentares adotando as dicas aprendidas no seu dia-a-dia e mantenha uma vida saudável.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CANTANDO TAMBÉM SE APRENDE BIOLOGIA

Segundo Paulo Freire, à prática pedagógica requer desacomodação frente à realidade. Assim, a construção do conhecimento se dá através de atividades em sala de aula, que envolvam os indivíduos como agentes de transformação do meio em que estão inseridos.

Para tal, realizamos com os alunos das primeiras séries do Ensino Médio a produção/apresentação de paródias sobre a Composição química das células e nutrição.
A atividade possibilitou o envolvimento de todos, estimulando a criatividade, aplicação de conceitos, musicalidade além de descontrair o grupo.

“Que vida boa ô,ô, õ,
Que carne boa
Aqui tem gordura à toa
Sou eu no caminho para virar um gordão...”
Cristiano, Edenilson, André, Airto ( 1ª 01)

“Esse é o estudo da Biologia
Lipídios, glicídios, água todo o dia
Lipídos é uma fonte de energia.”
Alencar, Davi, Djênison e Mailson ( 1ª 01)

Dentro dos alimentos, existem carboidratos, proteínas e lipídios
Estão todos ligados.
A água que é fundamental
Solvente universal.”
Andressa, Luana e Elaine ( 1ª 01)

“Não era para você exagerar
Era só para degustar
Eu te avisei
Você sabia que ele era assim
Açúcar de noite
Quase foi teu fim
Eu te falei
Não vai ser fácil assim
Você emagrecer.“
Elizér, Juliano P. Juliano R. Fabrício S. ( 1ª 02)


“Deixe a esteira pronta, corra mais
Vá emagrecer, senão arranjo outra
Estou falando sério, vá se exercitar.”

Gilmar, Jefferson, Eduardo e Guilherme ( 1ª 02)

“Fui na nutricionista e ela me falou
Para esquecer os refrigerantes, doces e gorduras
Ter uma alimentação mais saudável
Com legumes, frutas e saladas.”
Adriana e Bruna ( 1ª 03)

“Glicose e proteína
Agora vou diferenciar
Glicose é o açúcar
Proteína na carne está
Levando em conta toda estética
E a genética do DNA.”

Mateus ( 1ª 03)


“Aprendemos sobre a água,
Substância inorgânica,
Essencial a nossa vida!
Regula a temperatura, protege nossos órgãos,
Indispensável é a água.”
Douglas, Valdemar, Paulo e André (1ª03)


“ – Aí galera!
Quem errar a letra
Vai pagar prenda
Eu disse ose-o-ose
A ribose é uma pentose!
Ose –o-ose!
A ribose é uma pentose!”
Viniícius, Renan, Leonardo (1ª03)