terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Genética - Filmes


 SUGESTÃO  DE  FILMES   PARA SEREM TRABALHADOS EM  GENÉTICA


Objetivos:
Identificar conceitos genéticos;
Refletir sobre os caminhos a que a engenharia genética e os impactos de tecnologia;
Desenvolver a capacidade de interpretação e síntese.  

1.       Filme:   Gattaca Experiência Genética  - EUA, 1997 - Ficção
O Filme decorre num futuro no qual os seres humanos são escolhidos geneticamente em laboratórios e aqueles que são concebidos biologicamente são consideradas filhos de fé.                                                   
 No enredo, são envolvidos dois irmãos: “Vincent Anton” concebido de forma natural e “Anton” manipulado geneticamente. Vincent, considerado Não-válido, tem predisposição a várias doenças, assim como uma previsão da data de sua morte para seus 30 anos, mesmo assim procura realizar seu sonho contra tudo e todos. Deseja viajar para as estrelas e com todo seu esforço e um pouco de corrupção do sistema, tenta superar os limites impostos ao seu destino, sendo obrigado a esconder de todos quem realmente é.
Na sociedade descrita, existem novas castas, preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimadas pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de escolher e manipular a interação entre os seus gametas, para gerarem filhos com a melhor combinação genética possível. Esse procedimento acaba criando uma distinção entre: Válidos e Não-válidos, ou seja, humanos perfeitos e menos perfeitos.

2.       Filme:    Splice - A nova Espécie -  Canadá e França, 2009   - Ficção


Clive Nicoli (Adrien Brody) e Elsa Kast (Sarah Polley) ficaram famosos no meio científico pelas suas experiências na combinação do DNA de vários animais, gerando criaturas bizarras. Eles são apaixonados, tanto pelo trabalho que fazem quanto um pelo outro. Agora eles querem dar um passo adiante e combinar o DNA de animais com o de seres humanos, só que seus financiadores vetam a ideia. Eles seguem adiante com a iniciativa, em segredo. O resultado desta experiência é Dren (Delphine Chanéac), um ser cujo ciclo de vida extremamente rápido faz com que atinja a fase adulta em questão de meses. Clive e Elsa tentam manter Dren em segredo, mas logo a ligação entre eles deixa de ser meramente científica para se tornar pessoal.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ácidos nucléicos

Existem várias formas de assimilar e memorizar conceitos. Veja  os exemplos abaixo:


                      Música  ÁCIDOS NUCLÉICOS 

Ácido nucléico duas formas tem, é o DNA e o RNA também. (bis)
Sua menor unidade nucleotídeo é chamada
que estão ligados fosfato, pentose e uma base nitrogenada.
Pra se unirem e formarem cadeia,
nos nucleotídeos, dentro da mesma fileira
fosfato vai ligando, formando a escadinha
com a pentose do nucleotídeo e o vizinho.
O DNA tem cadeia dupla podemos chamar
pentose é a desoxirribose e as bases que vão se ligar.
Adenina se liga à timina,
se for guanina quem se junta é citosina.
Autoduplicação, mecanismo celular,
hereditariedade, transcrição em RNA.
Ácido nucléico...
E na transcrição DNA vai formando RNA,
a fita dupla vai se abrindo, nucleotídeos vão se parear.
Adenina se liga à uracila, se for guanina quem se junta é citosina.
Mas se no DNA a base for a timina, no RNA quem se junta é adenina.
RNA fita simples que vem do DNA (pela transcrição),
pentose agora é ribose e as fitas podem se ligar (pelas bases).
Adenina se liga à uracila, se for guanina quem se junta é citosina.
Processo importante veja só, nunca termina.
São três RNAs para formar a proteína.
Ácido nucléico...
RNA mensageiro é produzido pelo DNA,
chegando até o citoplasma a proteína já vai se formar,
o segundo é o transportador, leva aminoácidos ao polirribossomo,
O terceiro é conhecido por função estrutural, chamado ribossomo que faz tradução legal.
E pra encerrar não podemos nunca mais nos enganar.
As bases conhecidas como púricas já podem se apresentar: adenina e guanina elas são.
E as pirimídicas não tem mais erro não, timina, citosina, uracila já serão.
Então já vou cantando e guardando essa canção.
Ácido nucléico...
E aí moçada! Nós vimos os ácidos nucléicos hein! O DNA e o RNA.
Vimos também a importância deles. Fique ligado então. Assim como nos amigos nucleotídeos.
Falou?
                                  Letra: Paulo Alexandre / Música: Julinho Carvalho


                                             Vídeo disponível no youtube



Oração do DNA 


Creio no DNA todo poderoso
criador de todos os seres vivos,
creio no RNA,
seu único filho,
que foi concebido por ordem a graça do DNA polimerase.
Nasceu como transcrito primário
padeceu sobre o poder das nucleases, metilases e poliadenilases.
Foi processado , modificado e transportado.
Desceu do citoplasma e em poucos segundos foi traduzido à proteína.
Subiu pelo retículo endoplasmático e o complexo de Golgi
E está ancorado à direita de uma proteína G
Na membrana plasmática
De onde há de vir a controlar a transdução de sinais
Em células normais e apoptóticas
Creio na Biologia Molecular
Na terapia gênica e na biotecnologia
No seqüenciamento do genoma humano
Na correção de mutações
Na clonagem da Dolly
Na vida eterna.
Amém.
                                         Disponível em:  http://www.humornaciencia.com.br





Histologia e Fisiologia Vegetal

                    Atividade desenvolvida em sala de aula
                  apresentada  na Feira Multidisciplinar



1. TÍTULO DO PROJETO: Jogos Didáticos
DISCIPLINA ENVOLVIDA: Biologia

ALUNOS QUE ELABORARAM O PROJETO : Kátia, Patrícia, Adnir 

OBJETIVO GERAL
Confeccionar jogos didáticos   sobre o conteúdo de histologia e fisiologia vegetal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Envolver os alunos através da elaboração de jogos didáticos;
Estimular a  motivação e interesse  sobre o conteúdo;
Memorizar os conceitos já  trabalhados;
Desenvolver  a cooperação,  concentração, raciocínio e  equilíbrio emocional;
Socializar os jogos  com a turma.

JUSTIFICATIVA
 Os jogos  didáticos  são metodologias didáticas que  facilitam o processo de ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo são prazerosos, interessantes e desafiantes. Os jogos podem ser uma ótima estratégia na construção de conhecimento.
Assim, nas aulas de Biologia  foi proposta a confecção dos jogos didáticos  visando desenvolver a  curiosidade, o interesse pelo estudo, cooperação, raciocínio.  A elaboração dos jogos e  posterior socialização  requerem participação ativa dos alunos na construção de seu próprio conhecimento.
A atividade exige dos alunos um conhecimento  prévio sobre o conteúdo, mas para o jogo acontecer o professor deve deixar de lado as aulas tradicionais e tentar recorrer a novas formas de explicar o conteúdo. O jogo estimula uma pequena disputa entre os jogadores  para saber qual grupo ou pessoa termina  primeiro a atividade .
Os alunos que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem podem ter um resultado melhor  quanto ao interesse, envolvimento e memorização.
MATERIAIS E MÉTODOS
A atividade foi proposta  para as Turmas dos 2º Anos do Ensino Médio do Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas durante as  aulas de Biologia.  . A realização deu-se  após a explicação dos conteúdos de Histologia e Fisiologia Vegetal, ou seja, no final  do segundo Bimestre de 2013.
Os alunos foram orientados a  formarem grupos, elaborar e  confeccionar  os jogos didáticos que posteriormente,  seriam socializados com  a turma.
RESULTADOS
            A Socialização das atividades ocorreu no início do Terceiro Bimestre nas três turmas. Durante o  período   observou-se o interesse  no desenvolvimento da atividade, sendo que  se sobressaíram à confecção de caça-palavras,  cruzadinhas, jogos da memória e  corrida conceitual.
            Ficou evidente   que alguns grupos demonstraram maior dedicação na elaboração e apresentação do material, bem como, pesquisa,  embasamento  e domínio teórico dos assuntos abordados. A cooperação, respeito  e  participação durante a socialização também   foram aspectos positivos observados. 
Assim, a  utilização de jogos didáticos tem se mostrado uma eficiente estratégia no processo de aprendizagem, devido a sua maneira de apresentar o conteúdo já que permite o raciocínio e a memorização do conteúdo. Hoje, o modo acelerado de se viver influência na forma de aprendizagem dos alunos, pois possuem a agenda cheia de atividades, vivem atarefados, exaustos, alguns não tem paciência  e concentração nas atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Jogos Educativos. Disponível em: <<http://jogos-educativos.info/mos/view/A_import%C3%A2ncia_dos_jogos_educativos/ >>. Acessado em: 30.08.2013.



Jogos Educativos para Sala de aula. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/jogos-educativos-para-sala-de-aula.php>>. Acessado em: 30.08.2013. 
















2. TÍTULO DO PROJETO: Fisiologia e Histologia Vegetal na Propriedade Rural


ALUNOS: Eduardo,  Franciele  e Welinton 

OBJETIVO GERAL
Aplicar o conhecimento teórico  da fisiologia e histologia vegetal da aprendido na disciplina de  Biologia nas práticas agropecuárias desenvolvidas na propriedade rural. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esquematizar na forma de desenho  a estrutura física de uma propriedade rural;
Relacionar o conteúdo de Histologia e Fisiologia vegetal com as práticas desenvolvidas na propriedade;
Elencar a práticas  desenvolvidas na propriedade em que se faz uso da histologia e fisiologia vegetal;

Demonstrar   através de demonstrações práticas  o que foi aprendido. 

                                                  Foto 1 - Grupo durante a apresentação 
                                    Foto 2 - Desenho da Propriedade rural 
                           Foto 3 - Grupo explicando  histologia e fisiologia com exemplos 
Foto 4 - Grupo explicando  questão da poda com fase no estudo da histologia ( meristemas) e fisiologia  (hormônios vegetais) 



3. TÍTULO DO PROJETO: Flores arco-íris

ALUNOS: Danrlei, Douglas, Elber  e João Carlos  

OBJETIVO GERAL
Demostrar como são produzidas as flores arco-íris.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar o processo de produção das flores arco-íris;
Relacionar o processo com o conteúdo estudado em Biologia sobre fisiologia vegetal – condução da seiva bruta realizado pelo sistema vascular dos vegetais;
Testar a prática de fornecer corantes a flores de formas variadas com diferentes tipos de flores;
Socializar os conhecimentos desta técnica de produção de flores ornamentais diversificadas com o objetivo de tornar a técnica mais disposta ao conhecimento geral.

CURIOSIDADE
Chamou a atenção do grupo o fato da possibilidade de utilizar  diversas cores no mesmo botão floral, tornando as pétalas individualmente coloridas.

MATERIAIS E MÉTODOS
Para os testes em sala foram utilizados botões de rosas brancas (na feira foram utilizadas flores variadas) aplicando-se corantes alimentícios de coloração variada (vermelha, azul, verde). Para isto foram utilizadas duas técnicas distintas; a injeção no pedúnculo floral e a disponibilização de solução na base do pedúnculo floral. Também se repartiu o  caule, colocando-o  em soluções de diferentes colorações.
No caso da injeção, utilizou-se apenas o corante sem misturas, enquanto no segundo caso foi utilizada uma solução de corante e água.

RESULTADOS
Nos testes com aplicação injetável de corante, os resultados foram quase que imediatos, podendo-se notar após poucas horas a circulação de corante nas pétalas. Foi registrado um melhor resultado com o corante vermelho (mais visível ).
Já os testes com disponibilização de solução colorida os resultados foram mais demorados, porém obtiveram-se também bons resultados, ou seja, tornaram-se visíveis os vasos de circulação devido à utilização de corantes.


                                Foto 1  e  -  Grupo




Flores arco-íris internet