quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Modelos celulares

ELABORAÇÃO DE MODELOS CELULARES
1 INTRODUÇÃO
No citoplasma, região entre a membrana plasmática e o núcleo celular, existe um material gelatinoso (hialoplasma ), onde estão, entre outras estruturas as organelas. Tais estruturas desempenham funções específicas na célula, de forma semelhante aos órgãos, nos organismos desenvolvidos.
Algumas dessas organelas são exclusivas de células animais e outras, de células vegetais.

2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Confeccionar modelos celulares.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as organelas celulares através de suas formas e funções;
Memorizar os conceitos aprendidos;
Estimular a pesquisa e trabalho em grupo.

3 JUSTIFICATIVA
A distância entre uma aula teórica e uma aula prática, muitas vezes dificulta o entendimento e consequentemente, o aprendizado do aluno sobre determinado conteúdo. Dessa forma, a atividade proposta oportuniza trabalhar com materiais concretos, a assimilação e aplicação dos conceitos além de instigar a pesquisa e trabalho em grupo.

4 METODOLOGIA
Para construção dos modelos celulares, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, se dividirão em equipes e com o auxilio de material bibliográfico e do professor para definir o tipo de célula a ser confeccionado e as proporções das organelas celulares;
Extraclasse utilizando sucata, material alternativo ou materiais comprados (isopor, massa de modelar, palitos de dente, alfinetes, papel, travessas, gel e cola) os alunos confeccionarão o modelo com as respectivas legendas;
Na sala de aula apresentarão seu modelo aos demais colegas através da explanação de conceitos.

5 ENVOLVIDOS
A atividade será desenvolvidas pelos alunos das primeiras séries do ensino médio na disciplina de Biologia.

6 AVALIAÇÃO
Como critérios de avaliação serão considerados: criatividade, domínio dos conceitos, uso da linguagem científica, envolvimento na atividade e responsabilidade.